Avó

Há quase quinze dias que está triste, muito triste! De manhã, de tarde, à noite, o espírito não muda.
Está triste porque a aliança e outro anel desapareceram do seu dedo!
Quando imagino as mão da minha avó, aqueles adereços estão lá, sempre!

- Roubaram-mos Tita!
- Mas como avó?
- Foi no lar, fiquei sem reacção, pegaram-me na mão e com jeitinho levaram-me a minha aliança!
- Mas quem avó?
- Uma mulher!
- Mas quem?
- Não sei Tita, sinto-me tão confusa!

Este é o mote para mais umas quantas divagações familiares, umas teorias e afinal... a avó hoje continua triste!

A memória dela, pelo menos a recente, desvaneceu-se há muito, as perguntas repetem-se... A minha avó nunca inventou histórias, não se lembra que lhe telefonei hoje, mas recorda-me com exactidão cada momento da minha infância!

Sofro tanto com ela... A verdade é que os anéis desapareceram, a verdade é que enquanto os filhos debatem teorias acerca do assunto, a tristeza fica ali!

E eu aqui, sofro com ela! Podia fazer mais o quê?

2 comentários:

Ianita disse...

No hospital tiraram a aliança à minha avó. Fiquei com ela no dedo. Para lha dar mal ela acordasse. Porque ela dizia que terem-lhe tirado a aliança era sinal que ia morrer.

É assim a vida.

Força e as melhoras

Alda Couto disse...

Se os aneis desapareceram é MUITO IMPORTANTE que os reclamem a quem de direito no lar onde ela está! Tem de haver responsáveis por isso ou terá de ser indemnizada. Esse tipo de coisas NÃO é aceitável! É roubo!