???????????????????????????????





Estou tão orgulhosa!!! minha flor odeia a Kitty!!!! Aliás esta foto roubei-a do blogue dela!






Sim, a a minha filhota tem um blogue.... e também tem 9 anitos, quase 10... Pede-me para ser pré adolescente. Vá lá saber-se o que isso é. É muito mais adolescente que eu com aquela idade...




O problema é que pespegou fotografias das amigas e amigos com nomes e tudo no seu bloguinho lindo... Eu estou naquela linha perigosa entre o confiar e o temer! Entre permitir a liberdade de viver e protegê-la do que está lá fora. Entre deixá-la sonhar e prendê-la a uma realidade que eu não queria que fosse a dela...

Vou mais uma vez dar-lhe uma explicação e mais uma vez pintar o mundo de negro? Falar de pessoas más, dizer-lhe que todas as histórias negras que nos entram casa a dentro a toda a hora, existem mesmo? Vou trocar a alegria que teve quando homenageou amizades por um qualquer tipo de receio mórbido?


Vou!


Vou mais uma vez inventar uma fórmula bonita de falar de privacidade de terceiros, de cuidado com a nossa privacidade, com a nossa segurança.


Parece tão simples, mas naquela cabecinha linda houve um intuito primordial, homenagear os amiguinhos, falar dela abertamente, desabafar um bocadinho.


Com 10 anos a minha avó mandava-me às compras sozinha, nesse tempo eu e mana ia-mos brincar na rua, perto de casa, sozinhas. Nessa altura era mais fácil viver, ser criança, ser livre.


Lá estou eu naquela linha tão ténue entre dar a liberdade, permitir-lhe crescer, escolher, decidir e fechá-la, prendê-la debaixo da minha asa, segura, quentinha.


Raio de mundo doente este!


Raio de vida sempre condicionada.


Raio de dia cinzento, chuvoso.


Estive zangada, triste, irritada.


Amanhã quero ir ver o mar.


Agora vou dormir.


Amanhã... vai ser um dia melhor!


4 comentários:

Eu mesma... disse...

sei o k isso é... a minha tem 6 anos e para la caminha... ja me faz perguntas constrangedoras e quer saber tudo e por vezes nao sei se lhe dou a visao ma ou a boa (porque ha as duas). mas ao mesmo tempo nao quero que ela cresça assustada com o mundo... educar é assim...

Milhita disse...

Foi a titi que teve a ideia!!! Nada como uma manipulaçãozita deste género, apesar de parecer nao ter tido grande efeito!!!

Milhita disse...

Quando tinhamos 10 aninhos, iamos as compras sozinhas, mas era so isso que faziamos, uma ou outra vez, balançavamos no ramo da arvore em frente com o olhar atento sobre nós. Não era a gente má nem doente, era o medo de nos ver crescer, não sei.
Hoje, pela primeira vez, uma lagriminha veio quando vi marianita dizer-me "estou sozinha em casa", quando percebi que a mensagem foi passada, quando reconheci o efeito das conversas, do carinho de uma mãe linda. Tremi por falar com uma pre adolescente, de roupas, de musica, do micas, da marina, mas.... Mana, a mensagem passou, esta lá... o respeito, a atenção, o carinho, o sonho, tudo!!!
Adoro-te

No Reino do Infinito disse...

Pipoca, este receio generalizado não é infundado e a tua manifestação em forma de revolta também não, infelizmente. Chegou a um ponto em que não se pode ser ignorante, nem tão pouco ignorar ou acreditar que só acontece aos outros. Não tenho filhos mas tenho a consciência de que nunca poderão ser crianças plenas como eu e tantos da minha geração fomos, quando fomos extremamente felizes por sermos e gozarmos dessa condição livre.
Beijocas ;)