A maldita matemática!

"Bem, as bonecas compreendiam a canção, a pequena Amália compreendia-a e o estudante também. Afinal, ele é que a tinha escrito e ele dizia que era excelente. Só a tia Malle é que não a percebia — mas a verdade é que ela já tinha saído do mundo da infância há tanto tempo que não admirava. A tia Malle podia dizer que a cantiga era um disparate, mas a Amália não achava. E continuava a cantá-la."
(Foi Hans Christian Andersen quem escreveu e quem fez o recorte em papel)
Ontem ouvi a minha flor dizer:
- Mas mãe, eu não consigo gostar de Matemática.
Pensei de imediato em todas as vezes que ela me quis ler os textos maravilhosos do seu livro de língua Portuguesa. Na lágrima que quase lhe caiu quando leu a "Pequena vendedora de fósforos". Lembrei-me das noites que insistiu ler-me o livro do Miguel Sousa Tavares... e até o Diário do Micas. Lembrei-me da alegria que senti ao perceber a alegria que ela sente quando lê. Que bom!
E a Matemática????
Na 4ª classe... Vejo com atenção os manuais, são todos bonitos, apelativos, o de Matemática principalmente...
Há uns tempos atrás a Mariana chorava, não conseguia fazer contas de dividir por dois algarismos, é chato, eu sei... Sentei-me com ela, algumas horas, fui buscar a força e a boa disposição que já não tinha àquela hora, fizemos as malditas contas e rimo-nos. No dia seguinte ao entrar para o carro reparei que ela trazia uma folha de papel e um lápis na mão. Para fazer mais umas contas... De repente ouço-a dizer:
- Ah! Primeiro as meninas e depois os meninos, não é mãe??
Ri baixinho, foi uma das formas que inventei para lhe explicar por que algarismo iniciar a conta...
Na infância (onde eu ainda tento estar), há o mundo maravilhoso e inato dos sonhos, da imaginação, os livros estão repletos de sonhos, a matemática não.
Então... Por enquanto, vou eu tentando pôr a matemática a sonhar na sua cabecinha, e sorrir quando falamos dos malditos decilitros e centigramas. Cantar com as décimas, contar histórias com os números romanos....
Entretanto vou tentando ignorar a pressão exercida nestas crianças com as provas de aferição, vou aligeirando a coisa... afinal a minha flor já sabe fazer as contas de dividir por dois algarismos...
Quem sabe a Mariana assim não entre nos números vergonhosos das estatísticas.

1 comentário:

Vendas disse...

Vim cá espreitar a tua casinha, dás-me licença?

Quando leio textos destes fico toda arrepiada, porque o meu pequenino, o meu bebé vai este ano para a escola, o 1º ano, e apesar de me dizerem que ele está preparado, o meu coração de mãe diz-me que não e tenho muito medo de estar certa.
São dessas pressões que tanto medo tenho, de saber fazer, de aprender ...

Parabéns pelo blog.

Um beijo