Palavras simples e cheias de tudo...

" Entre os doze e os quatorze anos tu (mãe) deixas de ter o controlo. Nessa altura quem assume esse controlo é o "grupo".
A criança (??) adolescente, vai procurar o seu grupo, vai integrar-se nele porque é com ele que se identifica. É esse grupo quem agora tem o controlo. É nesse grupo que ela vai experimentar tudo o que anseia experimentar, é nesse grupo que ela vai descobrir o que tem por descobrir. Será ela a líder? será ela apenas um membro?.
O que tens que fazer (mãe), agora que a tua Flôr tem 10, quase 11 anos, é simplesmente criar nela interesses para que ela os procure num qualquer grupo. Se esses interesses forem saudáveis, talvez esse grupo, que a controlará, seja assim, saudável."
Foi este o simples abanão que hoje levei, ao visitar uma das mais brilhantes pessoas que conheço. A conversa começou quando me perguntou se a Mariana fazia Desporto. Respondi cheia de defesas que ela passou para o 5º ano, que tem o horário da tarde, que isso a impossibilita de continuar a natação que vinha fazendo, porque era demasiado extenuante, porque essas actividades não existiam de manhã... blá, blá, blá.
A Mariana chega a casa, faz os trabalhos de casa e, depois, pega no computador...
- Então Inês, se não mudares nada, é esse o grupo que ela vai integrar... o do computador! Encontra uma actividade séria, para que ela conquiste interesses diferentes, saudáveis!
Ai!! Uma bofetada que levei!
Custa, custa muito sair do trabalho e enfiar-me num balneário e esperar uma hora de actividade, sem o jantar preparado, com 40 Km de distância por percorrer até casa! Pois é, egoísmo?
A verdade é que não é egoísmo, é acomodação, é o mais fácil. Não me queixo eu constantemente de solidão? Então, porquê correr para casa? Porque a roupa e o jantar e a casa. Oh Pá que se lixe isso tudo!
Levei sim, um abanão. Conheço-o bem demais, esse abanão. Sei bem o quão real ele pode ser. Levei-o a sério.
Promessa: Este mês vou tratar de reintegrar a Mariana na natação, uma coisa a sério, que lhe desperte o interesse, se para isso eu prescindir de muitas horas minhas... que seja!
Ela, com quase 11 anos, já me fez perceber que facilmente pode fugir ao meu controlo, esse controlo que julgamos ser eterno... Ela já tem a sua vida própria, escondida de mim. Poxas!
Esta mente brilhante chama-se Lino Rosado, é pediatra, é um homem maravilhoso, um homem que já fez pelas crianças do nosso país mais do que qualquer chefe de estado. Bem Haja meu amigo!
E estes abanões, preciso tanto deles, para acalmar a minha mania da complicação, para parar de querer enveredar pelo mais complicado e limitar-me ao óbvio. Sim, é óbvio, proporcionar aos meus filhos o ambiente ideal par que se interessem por aquele grupo giro e saudável.
É tão difícil ser mãe... Mãe que ama... É difícil para mim deixar de ouvir as teorias complicada que hoje proliferam acerca da juventude.
Tenho uma filha maravilhosa e vou simplesmente ajudá-la. Assim parece fácil!

3 comentários:

Anónimo disse...

Inês há muitas actividades que ela pode fazer e que lhe ocupa o tempo para não fazer disparates. Mas acima de tudo, esse tempo pode ter qualidade, pode ser educativo/construtivo e pode ser... partilhado!

Vai com ela! Faz o mesmo!

Das coisas que mais falta me fez na vida foi alguém que me acompanhasse nas actividades, porque a única irmã que tive era a minha mãe...:)

Estou convosco!

bjinhos

Vaca na Lua disse...

Força nisso!

Um bjito grande directamente da Lua

Ianita disse...

A minha sobrinha é nadadora... e aquele é mesmo um grupo... um grupo que é uma família... com as devidas ovelhas negras também.

Independentemente dos grupos, vai haver sempre riscos não calculados. Perigos. Tens de confiar em duas coisas: nas tuas qualidades de educadora (que a ensinaste bem e por isso ela se vai saber afastar do mau) e nela.

Acho que deve custar... esse momento em que um pai/mãe perde o controlo... deixa de ser o centro da vida do filho e tem de o deixar viver... escolher, tropeçar, cair, levantar-se... aprender... viver.

Mas confia que vai tudo ficar bem. E que estás a ser boa mãe :)