Perspectiva

Na teoria cognitiva, é a escolha de um contexto ou referência (ou o resultado desta escolha) de onde parte o senso, a categorização, a medição ou a codificação de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra. Pode-se posteriormente reconhecer diversos significados de diferença subtil.
Essa diferença subtil, poderá ser gigantesca, se abrirmos a mente...
A perspectiva vertical lunática... estamos lá em cima... corremos sem ver, pisamos relva e gente, somos aparentemente invadidos pela magnitude da grandeza, muitas vezes uma grandeza disfarçada, percorremos com demasiada leveza os trilhos que se iluminam.
A perspectiva horizontal... temos os pés na terra... somos conhecedores da realidade e por vezes aceitamo-la. Temos obstáculos, dor, mágoa, raiva, alegrias e tristezas, sorrisos e lágrimas. Temos aquilo para onde desviamos a nossa atenção, somos reais. Temos o trânsito, o telemóvel, o horário, temos os beijos e os abraços, corremos, paramos e somos... simplesmente!
A perspectiva escondida... Sabemos da sua existência mas raramente nos posicionamos de forma a vê-la, porque magoa! É a perspectiva de quem consegue descer, descer até onde existe gente sem possibilidade de escolher uma perspectiva diferente. Nesse sítio onde deveríamos ir de vez em quando para depois regressar à nossa perspectiva de eleição, mas com uma ideia diferente da realidade.
Claro que tudo isto parece ir dar àquelas mensagens demasiado lidas e ouvidas... A Guerra, a fome, as crianças... Não, não é isso que estou a sentir!
Estou a sentir o sol que hoje está mais quente, de manhã abri a janela só para receber um ventinho fresco e dizer bom dia à minha vida maravilhosa! É preciso baixar os braços, deixar que alguma humildade nos invada para descer... e depois apreciar a maravilhosa possibilidade de crescendo, subir até onde lutámos por estar, ou até onde no foi possibilitado estar.
É verdade, tenho uma vida maravilhosa... Estive num sítio onde não existem grandes perspectivas, existe gente, existe gente que cuida de gente, existe tudo o que é inerente ao mais básico da nossa condição humana... a própria condição humana! Não é bonito, não é alegre mas também não é um filme. É uma outra perspectiva! Estive de passagem, sem grandes alaridos, sem medo... talvez por esse motivo tenha observado serenamente o mundo que me rodeava, desta vez na perspectiva escondida.
Fez-me bem! Enaltece os valores, relembra raízes, torna-me melhor pessoa!
P.S. - Denúncia contra panquecas:
Em vez de um prato com uma panqueca alta e fofa, apareceu um pires com uma coisa crua e fininha. Em vez de um pratinho com doce de morango, apareceu uma coisita com algo duro e ressequido. As panquecas já não são o que eram. Que voltem já. Por favor!

1 comentário:

Anónimo disse...

olha... outro chapadão que eu apanhei! :P

Quero que estejas bem!

Passa lá no tasco que eu ja tou de volta! E podes dar-me mais um chapadãozito no "cegamente";)

Beijaços e Abrinhos!