...



Num tom baixinho e decidido, com aquele sotaque Algarvio, palavras ligeiras e despachadas, disse:

- Tita, vem comigo, quero mostrar-te uma coisa.

Devagarinho abriu a porta do armário, fez um sorriso sincero e com o olhar certo e orgulhoso mostrou um fato negro bem engomado, por cima de uma camisa branca de colarinhos bordados.

- É com esta roupa que quero ir quando morrer!

Tita estremeceu, desviou o olhar da roupa e um calafrio percorreu-lhe o corpo, quis fechar a porta do armário, quis afastar a ideia, mas também quis estar à altura. Quis aceitar o que ouvia com a mesma determinação, a mesma serenidade.

- É lindo Avó.

Será paz? Será sabedoria? Será cansaço? Será uma devoção tamanha por aquilo que durante uma vida inteira lhe preencheu os vazios, lhe trouxe esperança, a fez ter fé? Que orgulho é esse por morrer bonita? A fé traz essa serenidade?

Será aquele quentinho que Tita sentia naquela casa rodeada de terços e imagens de santos e velas e orações? Apesar da sua crescente incredulidade?

Será paz?

Serei eu capaz de lembrar essa paz, quando a saudade cruel me fizer chorar? Saberei eu ainda aprender a reconhecer essa paz quando for egoísta e achar que perdi alguém?

5 comentários:

Isabel Rodrigues disse...

Sabes Inês o tema da morte é muito desconfortável para a maioria das pessoas, não ousamos pensar nisso, é muito o medo.
Quando alguém fala nisso temos tendência para mudar de assunto porque é mórbido e nos incomoda. Eu também tenho medo de morrer mas a verdade é que desde que fui mãe sempre senti necessidade de falar sobre isso, de saber como elas ficariam se eu morresse jovem. Na realidade não há nada mais certo na nossa vida que a morte, e talvez seja isso que nos assusta tanto, a consciência de que essa é a única coisa que nunca poderemos controlar.
Mas não podemos deixar que isso se torne tão assustador que nos paralize.
Beijos

Francisco José Rito disse...

Bom dia.
Gostei do teu blog e vou passar por aqui mais vezes.
Bom fim-de-semana
Francisco

CF disse...

Seria bom se assim fosse...

forteifeio disse...

Paz e sabedoria de uma experiência acumulada de muitos anos.

LBJ disse...

Bonitas palavras de significado...