Para ti... Mana

Daqui a uns minutos tenho 37 anos, não gosto sabes? Acho até que este assunto do "crescer" ainda me vai fazer divagar...

Cresci ao teu lado. Cresceste comigo.

Tens um feitio muito mau mana! És difícil, reages, quando reages és injusta, chegas a ser egoísta. Quando chegas, com os lábios cerrados, zangada. Quando não ouves!

Mas...

Estamos juntas há 37 anos, ou talvez 36 e umas horas... Detesto o 37!

Quando há uns dias me mostraste aquele sitio lindo na Serra, o teu sitio... quando desliguei o carro e ouvi o vento, senti uma dor no peito, uma angústia, um medo... Senti-te mana!! Estás a sofrer e eu sofro contigo.

Tens dentro de ti, o que está dentro de mim. É algo grandioso, aprendido e cimentado. Entre a areia da praia e as águas dos rios. Entre as bicicletas e o beliche. Entre avós e mimos. Sermões e palmadas. As viagens e o Jackie. A escola, as lutas, as quedas. As mentiras e o silêncio. Fizemo-nos assim, lado a lado. Sei-te e vejo-te e sou contigo! Ouço-te em sorrisos e lágrimas.

Tens um sorriso tão lindo mana.

Sabes? Não existe quem tu procuras, ou talvez exista... A exigência que te pauta requer um principio, uma meninice. Requer grandeza no horizonte, no interior.
Vida? qual? aquele caminho cheio de curvas e luzes e escuridão, que muitas vezes passamos a correr atrás da ambição de um vislumbre de mar? O caminho que vês afunilado por sombras e que queres tanto, porque há árvores que te protegem, que nem reparas num ou outro trilho, mais parecido contigo, mais real, mais teu.

Caminhos os nossos tão cheios de tudo! Quantas vezes tão cheios demais, que nos trouxeram até aqui. E agora? Não vês os tijolinhos amarelos? Eu vejo-te ali rodeada de espantalhos, leões e homens de lata. Tão linda, tão menina, tão cheia de vida.

Vai correr tudo bem.
Vai correr tudo bem.

Pudesse eu em mil palavras descrever-te, quem as lesse iria amar-te. Como eu te amo!

Não permitas magoar-te mais, não mereces.

e Parabéns para mim... e para ti também !

6 comentários:

Alda Couto disse...

Se eu fosse tua irmã já estava a chorar, como não sou foi só uma nevoazita nos olhos :) Lindo texto.

Sónia disse...

Muitos parabéns, a ti e a ela!!!

Milhita disse...

Mana, minha mana querida...
Enquanto me preparava para o caminho, li o teu texto.
Parabéns minha mana!!!
Fizeste-me chorar, desta vez de alegria.
És linda mana...
Tudo o que nos habita, o que nos trouxe aqui, o que faz os nossos olhos brilhar e chorar, é tão nosso, mana, uma caminhada unica, de maos dadas, unidas.
ès tão importante para mim, minha mana!!!
Parabéns, estarei hoje e sempre contigo!
(tambem tens um maufeitiozinho)

Isabel disse...

Parabéns às duas manas!
Um grande beijinho!

Only Words disse...

Bem sei que venho tarde, mas mais vale tarde que nunca, por isso...PARABÉNS às manas!

Valquíria Vasconcelos disse...

Parabéns atrasados... :)
Que sejas sempre feliz!

Um abraço