Veredicto


- O problema é que me deixei enganar pela sua força, pela sua boa disposição, pela forma como encara esta fase da sua vida! (Dr. House inspirado)
Insisto na minha força, na minha determinação. Insisto em racionalizar, questionar, responder!
Depressões, esgotamentos, bipolaridades e coisas do mesmo calibre estão para mim associadas a quem não tem muito com que se ocupar, a fraqueza, a pieguice.
Não! Não sou piegas. Não me queixo facilmente!
- Podemos saber muito pouco deste novo fármaco, sabemos sim que a depressão é frequente! Já devíamos ter falado sobre isso. (Mais uma vez, a inspiração do Dr. House)
Sem dramas! Com algum mimo, com uma tentativa bastante eficaz de desmontar a minha ideia sobre depressões. Cá estou eu, a sentir o que diz na página 148 do "consentimento esclarecido".
Aqui no fundo, se eu for honesta, com uma lágrima no olho, tenho que baixar a guarda e assumir, não estou nada bem! E isso está a afectar tudo, e eu não vou deixar.
Mas lá fui pedir ajuda... Ouvi mais uma vez um mimo... Sou forte, lutadora... e eu sei disso!

7 comentários:

Nuno Baptista Coelho disse...

Gostava que as notícias fossem melhores, ainda bem que não são piores. Não podemos determinar o que será o futuro, mas é sempre melhor quando as previsões ajudam. Só uma coisa, “Depressões, esgotamentos, bipolaridades e coisas do mesmo calibre” são problemas de saúde reais, que independem de eventuais aproveitamentos que deles têm sido feitos. Esses problemas devem de facto ser endereçados.

Não estou dentro do meio, mas estou próximo, e aquilo que mencionas leva-me a pressupor que te propuseram um medicamento experimental. Se precisares de alguma informação adicional, é possível (apenas possível) que eu possa dar alguma ajuda. Sem quaisquer promessas, usa o meu email sempre que quiseres.

E seria capaz de te sugerir que baixasses de facto a guarda. Não falo por mim, eu já disse que não sou para ti senão um desconhecido, cuja opinião ou sentimento em nada te podem afectar. Mas há pessoas mais próximas de ti, a quem vale a pena mostrares aquilo por que estás a passar (valha isso o que valer, e decerto valerá muito). Depressões à parte.

Gostava de poder oferecer-te mais que simplesmente a minha solidariedade. No mundo real, todavia, não tenho mais que isso para dar. Tenho plena consciência que isso de nada te serve, e ofereço-a todavia. Porquê, é coisa que não sei, mas fica oferecida. Usa-a como quiseres.

(num breve resumo: força, Inês!)

Um abraço, enquanto aguardo as próximas notícias (leia-se “posts”),

Nuno Coelho.

Anónimo disse...

Mulher! Tu sabes, nós sabemos que as coisas não são fáceis. Se tiveres que lutar contra mais uma "puta", luta. Luta com o que tiveres à mão. O resto o tempo cura!

Eu tb pensava assim até ao dia que pensei que estivesse louca... tu sabes! Procura o que for preciso. O resto, é como já disse, o tempo resolve.

Nada de andar a chorar pelos cantos!

Amanhã volto para te falar mais um pouco... LEVANTA-ME ESSA CABEÇINHA LINDA!

BJINHO

CF disse...

Mesmo os fortes, por vezes precisam de ajuda... Um beijinho

Ianita disse...

A depressão não tem que ver com fraqueza... também eu já tive uma depressão e sou forte. Muito forte.

Tenho hipotiróidismo. Doença que só foi descoberta aproximadamente 6 anos depois de se ter desenvolvido... estava em depressão e não o sabia. Soube depois de começar com a medicação... quando deixei de estar deprimida. Aí vi que estava no fundo...

E não são anti-depressivos... é simplesmente a hormona tiroideia que a tiróide não produz... simples não é?

Pena que demorassem tanto a descobrir... foram 6 anos muito maus... e 30 kg que nunca mais vou conseguir perder...

Vai tudo correr bem. Desde que tu queiras. A força está aí. Em resistir!

Alda Couto disse...

Sejam quais forem as lutas que travarmos, elas são sempre mais fáceis quando partilhadas com quem nos ama e tu não me pareces estar sozinha :) Como diria aquele meio- pateta-que-brinca-aos-juris-nos concursos-dos-meninos-que-querem- cantar: Força na maionese! :):)

Beijinho

forteifeio disse...

Uma palavra para ti de muita força e garra que já vi que possuis. És grande!

Isabel Rodrigues disse...

Inês,

Por vezes a vida prega-nos partidas, as tristezas, as depressões são formas de o nosso corpo se proteger. Não as encaro como fraquezas, encaro-as como estados normais, somos feitos de muitos estados, não apenas alegres ou felizes.
Não duvido que sejas uma pessoa forte, mas também tens direito aos teus momentos menos bons, isso não se chama fraqueza, chama-se humanidade.
Beijos e atitude.