Impotência

Sentimento odioso, para quem quer mudar o mundo... já não o anseio, mas ainda não me liberto, ainda não aceito.



Consigo um laço de confiança com um filho, incuto-lhe os meus valores sagrados, que acredito fazerem de mim uma pessoa melhor. Enalteço a amizade, a sinceridade, a transparência. Obrigo o respeito... Falo de consciências, de paixões, de amizades... Dou-lhe tudo o que posso, quero que seja feliz, que não se desiluda, que não sofra...

Recuo, aos 10 anos, era tudo brilhante, perfeito, gigante. As emoções extravasadas não cabiam em mim. O sonho comandava tudo. Tudo era sentido, vivido, apaixonado.

Com 10 anos, a minha professora não errava, o que dizia era sábio...

E agora? Cabe-me explicar as atitudes cobardes, ingratas, injustas, manipuladoras de quem não tem a estatura moral de assumir um erro? Perante uma criança de 10 anos? Deixo-a ficar com uma culpa sofrida sustentada por algo em que não quero que ela acredite?

Raios vos partam adultos hipócritas, com as vossas imagens de seres superiores, cheios de jogos, cheios de tácticas, cheios de mentiras!

A minha Flor, há-de ser, superior ... e eu nem vos vou dizer nada! Porque ela precisa sentir, que às vezes, o melhor é ficarmos sozinhos na nossa consciência, e retirar da nossa vida o que não tem qualquer interesse.

Não é cedo para crescer assim?

1ª lição para quem aspira a ensinar.... As crianças inventam, exageram, às vezes mentem, mas contam o que lhes acontece na escola. Chama-se confiança!

3 comentários:

R disse...

Olá Inês,
Agoro é só para te enviar um beijinho. Logo que possa venho para conhecer o teu blogue e para conhecer um pouco de ti.
Até logo.

Vendas disse...

E nada nos destrói mais do que sabermos que os nossos filhos foram injustiçados e pouco ou nada podem fazer para repor a verdade, é triste, mas infelizemente ainda acontece muito, só esperamos, e sim, é egoísmo, que nunca aconteça aos nossos, porque dói, muito ....

Espero que a tua flor consiga aprender mais essa lição, apesar de ainda tão novinha.

Um beijo e fica bem

Isabel disse...

os tempos de hoje são tão diferentes dos nossos tempos de criança.
E se nalgumas coisas até poderão estar melhor, noutras estão "pateticamente" piores... e o nível de qualidade e o lado humano de muitos professores de hoje em dia deixam muito a desejar... obviamente que não são todos assim, há bons, muito bons, maus e muito maus... mas acho que no nosso tempo não havia assim tantos maus e muito maus!...

Um beijinho grande, bom fim-de-semana e espero que tudo se resolva pelo melhor com a tua pequenita!